SIGA-NOS clinicaimed
ESPECIALIDADES
O QUE FAZEMOS, FAZEMOS BEM
A IMED® VASCO DA GAMA reune uma equipa de profissionais experientes em diversas especialidades como implantologia, ortodontia, cirurgias, endodontia, periodontia, odontopediatria, estética oral e facial, próteses entre outras.

BRANQUEAMENTO DENTÁRIO

Como importante elemento estético, o sorriso caracteriza  uma pessoa especial quando o mesmo é atraente e brilhante. Ter os dentes mais brancos fornece diferencial para as pessoas. Um sorriso branco chama muito a atenção em qualquer ocasião.

Com o passar dos anos, nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelo. Com o clareamento dentário a laser o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes.

IMED_BRANQUEAMENTO-DENTARIO_01

Como funciona o claramente dentário a laser?

O clareamento dentário a laser é a técnica mais moderna, mais rápida e mais eficiente atualmente para promover o clareamento dos dentes. Nesta técnica, um gel à base de peróxido de hidrogênio com concentração de 35 a 40% é aplicado sobre a superfície externa dos dentes e o laser, juntamente com um conjunto de luzes (LED), são aplicados sobre este gel, ativando a liberação de moléculas de oxigênio. Estas moléculas de oxigênio liberadas penetram na estrutura dentária, eliminando os pigmentos causadores das manchas.

IMED_BRANQUEAMENTO-DENTARIO_02

Quais são as vantagens do claramente dentário a laser?

Rapidez: O clareamento dentário a laser é feito em uma única sessão de aproximadamente 1 hora (as duas arcadas), enquanto que o método tradicional caseiro dura de 2 a 3 semanas por arcada. No clareamento dentário a laser, o paciente já sai do consultório com seus dentes clareados. Alguns pacientes podem precisar de mais de uma sessão.

Comodidade: No clareamento dentário a laser, não existe a necessidade do uso de moldeira à noite, durante semanas, o que era razão de muitos pacientes desistirem do tratamento.

Segurança: No clareamento dental caseiro com moldeira, muitos pacientes acabam desistindo do tratamento por causa da sensibilidade dentária provocada pelo gel que também traz irritação nas gengivas e dura o tempo do tratamento (2 a 3 semanas). No clareamento dentário a laser, não há sensibilidade e se houver, é bem menor e dura apenas 24 horas após o tratamento. Isto acontece porque o laser promove diminuição da sensibilidade pós-operatória

As restaurações podem ser clareadas com o clareamento dentário a laser?

Não. O tratamento de clareamento dentário a laser só clareia o esmalte dos dentes. Após o clareamento, as restaurações poderão ser trocadas para se garantir um sorriso mais agradável e bonito ao paciente.

IMED_BRANQUEAMENTO-DENTARIO_03

O clareamento dentário a laser é seguro para gengivas e dentes?

Sim, é absolutamente seguro. O agente clareador não tem contato com a gengiva, pois ela é protegida com um material borrachóide. Não há também perigo para os dentes, pois o clareamento não afeta a estrutura dentária.

IMED_BRANQUEAMENTO-DENTARIO_04

Os dentes clareados podem escurecer novamente?

Sim, mas este escurecimento nunca volta a ser como antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de uma manutenção.

O escurecimento dos dentes podem ocorrer por diversas causas:

Idade (os dentes escurecem com o tempo)
Alimentos Corantes (refrigerantes, chá, café e afins)
Fumo
Formação (genética de cada indivíduo)
Antibióticos (durante a fase de formação dos dentes)
Tratamento de canal (endodontia)

Quem pode fazer o clareramento dentário a laser?

Em geral qualquer pessoa pode fazer o clareamento dentário a laser, sendo aceitável fazê-lo a partir dos 10 anos de idade e que o paciente não tenha dentes com muitas restaurações.

Todos dentes podem ser clareados à laser? Quais suas indicações?

Geralmente sim, mas quem irá avaliar isso corretamente será o profissional qualificado para fazer este tipo de tratamento.

O grau de clareamento irá variar de paciente para paciente, sendo que dentes com coloração amarelada, marrom claro, escurecida de maneira monocromática (por igual) e com manchas extrínsicas são clareados mais facilmente.

Dentes com coloração azulada, listras cinza-escuro causadas por antibióticos (tetraciclina) com manchas irregulares são mais difíceis de serem clareados.

Em alguns casos mais severos, como manchas muito escuras, dentes com alterações de cor por problemas endodonticos antigos, muitas vezes não são clareados como a pessoa gostaria, sendo indicado nestes casos, tratamentos restauradores cosméticos, para estabelecer uma estética agradável.

IMED_BRANQUEAMENTO-DENTARIO_05