SIGA-NOS clinicaimed
ESPECIALIDADES
O QUE FAZEMOS, FAZEMOS BEM
A IMED® VASCO DA GAMA reune uma equipa de profissionais experientes em diversas especialidades como implantologia, ortodontia, cirurgias, endodontia, periodontia, odontopediatria, estética oral e facial, próteses entre outras.

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

Os melhores resultados são conseguidos com um tratamento ortodôntico precoce, especialmente em fase de crescimento, podendo intervir-se com um aconselhamento ou uma atitude preventiva, e nos casos que se justificam, uma intervenção correctiva.

O nosso objetivo ortodôntico centra-se na construção de um sorriso estético bem como a manutenção de um sorriso saudável.

A escolha de um profissional competente é certamente muito importante.

O sucesso só é atingido com um esforço de equipa entre médico ortodontista – paciente, sendo a motivação e cooperação do paciente fundamental.

Alguns casos são mais severos que outros, e com isso o tempo de tratamento pode variar de caso a caso.

Dos mais simples aos mais complexos, dos mais jovens aos adultos  e casos especiais, temos sempre uma solução para si!

Depois de terminado o tratamento ativo, manteremos o contacto com os nossos pacientes, principalmente se ainda estiverem em fase de crescimento.

A nossa busca pela excelência nos resultados é uma constante, tratando sempre o paciente como um todo e primando pela sua saúde a todos os níveis.

IMED ORTODONTIA ORTOPEDIA FACIAL
IMED ORTODONTIA ORTOPEDIA FACIAL

BRUXISMO

ou o popular briquismo é o hábito de ranger os dentes durante o sono ou durante o dia.

O que é Bruxismo?

Acordar com os músculos da mandíbula doloridos ou com dor de cabeça pode ser sinal de quem sofre de Bruxismo (ou briquismo), um forte ranger ou apertar dos dentes. O bruxismo pode enfraquecer os dentes, desgastá-los e até mesmo soltá-los.

 O que é a placa de mordida?

A placa de mordida, ou placa miorrelaxante, é um aparelho em acrílico colocado sobre os dentes para evitar desgaste dental devido ao hábito de apertar e ranger os dentes.

Por que é importante tratar o Bruxismo?

A frequência e severidade do bruxismo muitas vezes estão associadas ao stress emocional e físico. Quando noturno, o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, com longos períodos de contração dos músculos mandibulares, podendo ser a causa da dor muscular e da fadiga. Um alinhamento incorreto dos dentes e o fechamento inadequado da boca costumam estar presentes em grande parte dos casos. O bruxismo pode atingir qualquer pessoa, não tendo relação direta com a faixa etária. Portanto, é fundamental que a pessoa portadora de qualquer tipo de bruxismo deve visitar constantemente seu dentista para evitar maiores danos.

Estes são os principais benefícios ao se tratar o Bruxismo:

  • Proteger os dentes de se desgastarem;
  • Aliviar as articulações temporomandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam pelo não relaxamento da mordida;
  • Induzir o relaxamento da musculatura.

Quais são os procedimentos efetuados para se tratar o bruxismo?

É realizada a moldagem dos dentes, onde o laboratório de prótese irá confeccionar a placa em acrílico ou silicone.

O que acontece se eu não tratar o bruxismo?

O esmalte dentário é o primeiro a receber os danos do bruxismo, causando assim o desgaste anormal dos dentes, podendo se estender até a gengiva, causando dor. Em dentes mais frágeis, sejam eles cariados ou tratados, a fricção pode provocar quebra e fissuras. As dores de cabeça tensionais são comuns nos portadores de bruxismo. Elas surgem por contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. O período crítico é pela manhã (se a contração predominar à noite) ou de tarde (se predominar de dia).

Outro problema decorrente do bruxismo é dor na articulação temporomandibular. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar.

IMED ORTODONTIA ORTOPEDIA-FACIAL BRUXISMO
IMED ORTODONTIA ORTOPEDIA-FACIAL BRUXISMO

DOR OROFACIAL E DTM

A dor é uma experiência desagradável que talvez motiva o indivíduo muito mais do que qualquer outra experiência na vida. As dores orofaciais, como o nome sugere, são aquelas relacionadas às estruturas que circundam a boca e a face. Vão desde a conhecida dor de dente até as agressivas e dolorosas desordens da articulação temporomandibular (ATM).

IMED ORTODONTIA ORTOPEDIA FACIAL

A ATM situa-se logo à frente do ouvido e participa da movimentação da mandíbula (maxilar inferior), funcionando como uma “dobradiça” na abertura e fechamento da boca. O indicativo mais comum de uma alteração na ATM é a presença de um estalido (clique) durante a movimentação da mandíbula.

IMED ORTODONTIA ORTOPEDIA FACIAL

Dependendo da situação, este estalido vem acompanhado da dor, que muitas vezes se manifesta na região do ouvido. Em outros casos, pode ocorrer a crepitação, ou seja, um ruído parecido com o de uma “folha de árvore seca sendo amassada”, que desencadeia uma sensação dolorosa, geralmente no ato da mastigação dos alimentos.

IMED ORTODONTIA ORTOPEDIA FACIAL